A Natureza nos brinda com fantásticas imagens, aliada à criatividade do nosso amigo Nelson Botter que teve a felicidade de registrar esse momento tão especial.
Muito obrigado amigo...pela valiosa contribuição para este blog.
Todas as fotos com excessão as das reportagens de terceiros, são de minha autoria. Ao colocar essas imagens aqui, quero reverenciar essa beleza indescritível da Natureza, sejam plantas, rios, montanhas, vales, animais. Só uma força superior é que poderia criar tanta beleza. Só esse Deus, poderia fazer as flores exalarem seus perfumes, as aves conhecerem o caminho no grande espaço. A Ele toda minha reverência. J.lópez
"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." (Mahatma Gandhi)
"A natureza dá a cada época e estação algumas belezas peculiares; e da manhã até a noite, como do berço ao túmulo, nada mais é que um sucessão de mudanças tão gentis e suaves que quase não conseguimos perceber os seus progressos." (Charles Dickens)
"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem." (Monteiro Lobato)
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” (Guimarães Rosa)
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
2010 - Retrospectiva- PAI NOSSO (HD)
Algumas imagens que tiramos durante o ano de 2010. Agradeço a Deus por mais essa conquista da vida.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
PRIMAVERA - RAINHA DAS TREPADEIRAS
Primavera Rainha das Trepadeiras
A Primavera é considerada a rainha das trepadeiras por ser de fácil cultivo, pouco exigente em água e solo, além de ser muito resistente para pragas comuns em jardins.
O nome cientifico é Boungainvillea em homenagem a L. Bougainville, que foi o botânico francês que qualificou a sua espécie. Sua manutenção é bastante simples, exigem poucos cuidados. abraços Marcão.
A variedade da foto é uma primavera glabra que pode, quando podada, em um tronco, só formar uma arboreta de intensa floração especialmente no verão ou se esparramar apoiada em tutores formando uma cascata de flores que se debruça sobre o chão num diâmetro de cinco metros ou mais.
As outras primaveras são mais arbustivas, com cachos pequenos e formam "cascatas" menores, são encontradas principalmente nas cores: rosa clarinho, cor-de-maravilha, branca, fúcsia, alaranjada e vermelha.
Esta primavera é utilizada como cerca, no quintal tenho uma branca, que devo publicar mais tarde.
O Caminho das Primaveras, descendo a Ladeira, as mesmas já se mostram exuberantes
Colaboração de: Marcos Ferrari
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
PARQUE DO IBIRAPUERA - IBIRAPUERA'S PARK
Parque Ibirapuera é o mais importante e famoso parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.
A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
Ibirapuera Park (Portuguese: Parque do Ibirapuera) is a major urban park in São Paulo, Brazil. It has a large area for leisure, jogging and walking, as well as a convention center. Its importance to São Paulo is comparable to that of the Central Park to New York City.
Fotos: Colaboração de Antonio Marino.
A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos da América, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço,no entanto, frustrou a ideia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.
Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e a Roberto Burle Marx, o projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado), sendo, no entanto, construído o projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
Ibirapuera Park (Portuguese: Parque do Ibirapuera) is a major urban park in São Paulo, Brazil. It has a large area for leisure, jogging and walking, as well as a convention center. Its importance to São Paulo is comparable to that of the Central Park to New York City.
Inaugurated in 1954 for the 400th anniversary of the city, with buildings designed by famous architect Oscar Niemeyer and landscape by designer Roberto Burle Marx, Ibirapuera Park covers an area of almost 2 square kilometres (0.77 sq mi). It is the second biggest park in the city. Admission is free.
Fotos: Colaboração de Antonio Marino.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
NATUREZA SÁBIA
"A natureza dá a cada época e estação algumas belezas peculiares; e da manhã até a noite, como do berço ao túmulo, nada mais é que um sucessão de mudanças tão gentis e suaves que quase não conseguimos perceber os seus progressos." (Charles Dickens)
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
QUERO-QUERO
O quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal) (Vanellus chilensis), também conhecido por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada, é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo a família dos Charadriidae. Em espanhol é conhecido por tero común e em inglês, Southern Lapwing. O nome é uma onomatopéiade seu ? canto característico.
Trata-se uma ave do tamanho de uma perdiz e caracteriza-se pelo colorido geral cinza-claro, com ornatos pretos na cabeça, peito e cauda. A barriga é branca e a asa tem penas verde-metálicas. Apresenta um penacho na região posterior da cabeça; o bico, os olhos e as pernas são avermelhados e tem um par de esporões ósseos de 1 cm no encontro das asas. Não há dimorfismo sexual.
Mede em torno de 37 cm de altura e pesa menos que 300 g.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
FLORES DA PRIMAVERA EM SÃO PAULO
Primavera em São Paulo. Um dia de sol, porém com uma brisa ainda fria., e já estamos no mês de novembro. As cores exuberantes das flores, contrastavam com o verde das folhas. Ao lado um lago com águas plácidas.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Encontro da ONU fecha acordo para conter destruição da natureza
Encontro da ONU fecha acordo para conter destruição da natureza
Ministros do Meio Ambiente de todo o mundo concordaram com normas de partilha dos benefícios de recursos genéticos da natureza
Reuters | 29/10/2010 15:04
- Delegados de cerca de 200 países concordaram nesta sexta-feira (29) com um amplo plano para frear a perda de espécies do planeta, ao estabelecerem novas metas para garantir até 2020 maior proteção da natureza e a conservação de seus benefícios para a humanidade.
Ministros do Meio Ambiente de todo o mundo também concordaram com normas de partilha dos benefícios de recursos genéticos da natureza entre governos e empresas.
Essa era uma questão-chave do comércio e propriedade intelectual, que poderá assegurar bilhões de dólares em novos recursos para nações em desenvolvimento.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
PITANGA - UMA FRUTA ESPECIAL
Foto tirada na Rod. Castelo Branco, dia 11/10/2010.
A pitanga, fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), pertence à família botânica das Myrtaceae. É uma planta frutífera nativa do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O seu nome vem da palavra tupi "pyrang", que significa "vermelha". Já era apreciada pelos colonizadores que a cultivavam em suas residências, e de seus frutos que produziam doces e sucos, além de utilizarem suas folhas na medicina popular. Apesar de sua origem tropical, seu cultivo já se encontra difundido por diversos países, podendo ser encontrada no sul dos Estados Unidos, nas ilhas do Caribe e em alguns países asiáticos. No Brasil, a região nordeste é a única a explorar comercialmente esta fruta de alto potencial econômico. A pitangueira frutifica de outubro a janeiro, e existe uma grande variação na coloração da fruta, indo do laranja, passando pelo vermelho, e chegando ao roxo, ou quase preto.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
UVA NIAGARA
Foto tirada no sítio do amigo Nelson Botter
Uva comum de mesa, uva rústica, uva de chupar, uva americana, uva Niagara, uva Isabel. Estas são algumas das denominações utilizadas para descrever as uvas da espécie Vitis labrusca L., consumidas in natura e muito apreciadas pelos brasileiros.
No Brasil ela foi um exemplo de globalização já nos anos 1.800. Chegou ao Brasil, na década de 1.830 pelas mãos de um inglês, John Rudge. Um americano, Tower Fog, a partir de 1.870, introduziu e testou material genético oriundo dos EUA. O imigrante italiano, que começou a chegar em São Paulo nos fins da década de 1890, foi o grande responsável pela expansão do seu cultivo. Em 1893, já existia plantio de uva rústica no bairro do Traviú no município de Jundiaí, São Paulo.
Uva comum de mesa, uva rústica, uva de chupar, uva americana, uva Niagara, uva Isabel. Estas são algumas das denominações utilizadas para descrever as uvas da espécie Vitis labrusca L., consumidas in natura e muito apreciadas pelos brasileiros.
No Brasil ela foi um exemplo de globalização já nos anos 1.800. Chegou ao Brasil, na década de 1.830 pelas mãos de um inglês, John Rudge. Um americano, Tower Fog, a partir de 1.870, introduziu e testou material genético oriundo dos EUA. O imigrante italiano, que começou a chegar em São Paulo nos fins da década de 1890, foi o grande responsável pela expansão do seu cultivo. Em 1893, já existia plantio de uva rústica no bairro do Traviú no município de Jundiaí, São Paulo.
domingo, 3 de outubro de 2010
MUDANÇA CLIMÁTICA CRIA DESCOMPASSO PARA AVES MIGRATÓRIAS
Estudo europeu constatou que pássaros estão chegando em média com uma semana de antecedência para o período de reprodução
Mas o adiantamento não se mostrou uma solução. “Vimos que os organismos não estão acompanhando a antecipação da temperatura”, disse. O avanço na data de chegada para as áreas de reprodução, o que de fato ocorreu para a maioria das espécies, não foi totalmente compensado pela mudança climática e assim, acontece o descompasso, chamado pelos cientistas de atraso térmico. “O período de abundância de alimento como insetos é curto em áreas como o Norte da Europa, ocorrendo uma incompatibilidade entre os animais e o ecossistema”, disse Ambrosini.
De acordo com o estudo, o problema foi notado principalmente nos pássaros que passam a inverno na África subsaariana e nas espécies que viajam por longas distâncias.
A equipe com pesquisadores da Itália, Alemanha, Finlândia e Rússia observou quatro locais no norte da Europa e pegaram uma média de dias de chegada de cada espécie. A partir deste dado, eles compararam a temperatura média destes dias para saber se correspondiam ao limiar que dispara os ciclos naturais como a polinização de flores, por exemplo, o que na maioria dos casos estava em desacordo. “A partir deste estudo, verificou-se que aves migratórias atualmente muito comuns na Europa poderão entrar em risco de extinção por conta das mudanças climáticas”, disse Ambrosini.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Parabens pelas fotos, todas são muito boas.
Vou mandar algumas que tenho aqui para sua analise e se quiser postar fique a vontade,
Abs,
Sid
Vou mandar algumas que tenho aqui para sua analise e se quiser postar fique a vontade,
Abs,
Sid
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Sanhaço-do-coqueiro (Thraupis palmarum)
Começaram a chegar na varando do meu prédio tímidamente. Então resolvi colocar frutas e agora são a alegria da casa. Todos os dias eles chegam com seu canto para comer bananas e mamão.
Esta espécie está freqüentemente associada a palmeiras, daí seu nome popular. É agressiva em relação a indivíduos da mesma ou de outras espécies.
Alimentação: frutos, insetos e néctar.
Nidificação: o ninho em forma de taça, escondido no meio da folhagem densa ou então nas bainhas foliares de palmeiras, é construído pelo macho e pela fêmea. Eles utilizam folhas largas e secas, revestindo externamente com fibras vegetais. Os ovos, em geral 2, são cremes ou brancos com manchas cinzas, pardas ou negras e são incubados pela fêmea durante 14 dias. Os filhotes, que permanecem no ninho de 17 a 21 dias, são alimentados pelo casal, possivelmente por regurgitação.
Esta espécie está freqüentemente associada a palmeiras, daí seu nome popular. É agressiva em relação a indivíduos da mesma ou de outras espécies.
Alimentação: frutos, insetos e néctar.
Nidificação: o ninho em forma de taça, escondido no meio da folhagem densa ou então nas bainhas foliares de palmeiras, é construído pelo macho e pela fêmea. Eles utilizam folhas largas e secas, revestindo externamente com fibras vegetais. Os ovos, em geral 2, são cremes ou brancos com manchas cinzas, pardas ou negras e são incubados pela fêmea durante 14 dias. Os filhotes, que permanecem no ninho de 17 a 21 dias, são alimentados pelo casal, possivelmente por regurgitação.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
ENTARDECER NO RIO
Foto: Marcia Naidin
Entardecer
"No entardecer dos dias de Verão, às vezes,
Ainda que não haja brisa nenhuma, parece
Que passa, um momento, uma leve brisa
Mas as árvores permanecem imóveis
Em todas as folhas das suas folhas
E os nossos sentidos tiveram uma ilusão,
Tiveram a ilusão do que lhes agradaria...
Ah, os sentidos, os doentes que vêem e ouvem!
Fôssemos nós como devíamos ser
E não haveria em nós necessidade de ilusão
Bastar-nos-ia sentir com clareza e vida
E nem repararmos para que há sentidos ... "
Fernando PessoaAinda que não haja brisa nenhuma, parece
Que passa, um momento, uma leve brisa
Mas as árvores permanecem imóveis
Em todas as folhas das suas folhas
E os nossos sentidos tiveram uma ilusão,
Tiveram a ilusão do que lhes agradaria...
Ah, os sentidos, os doentes que vêem e ouvem!
Fôssemos nós como devíamos ser
E não haveria em nós necessidade de ilusão
Bastar-nos-ia sentir com clareza e vida
E nem repararmos para que há sentidos ... "
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
THE NATURE'S WONDERFUL
The Nature's Wonderful
When the early morning sun breaks through the darkness
When the night tears dew spill morning from the sky
When the nature's tears raindrops pour down to the earth
When all those trees dancing in the breeze beside the lake
When all those daffodils and lavender fill the air with fragrances
When all those butterflies and bees fly high in search of honey
When all those wild mountains river are rushing through the valleys
When all those beauty of waterfalls grab heart of a nation
When all those mountain hills carpet with its greenery wonders
When all those innocent animals grassing on the hill sides
When all those bird's flight, as they climb and hover in the sky
When all those wild animals freely walk around the jungle
When all those seasons spring, summer, autumn, winter fill our heart with cheer.
When all those trouble hearts, the nature become a smooth healer
When all those pleasant of natures make their own display
Oh, my God, I praise you for all your truly gift of the nature's wonderful.
by Ravi Sathasivam
A PRIMAVERA CHEGOU
Quadro de Carl Larsson.
A primavera (AO 1945: Primavera) é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da faunaterrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, noHemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo
Assinar:
Postagens (Atom)