A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos da América, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço,no entanto, frustrou a ideia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.
Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e a Roberto Burle Marx, o projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado), sendo, no entanto, construído o projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
Ibirapuera Park (Portuguese: Parque do Ibirapuera) is a major urban park in São Paulo, Brazil. It has a large area for leisure, jogging and walking, as well as a convention center. Its importance to São Paulo is comparable to that of the Central Park to New York City.
Inaugurated in 1954 for the 400th anniversary of the city, with buildings designed by famous architect Oscar Niemeyer and landscape by designer Roberto Burle Marx, Ibirapuera Park covers an area of almost 2 square kilometres (0.77 sq mi). It is the second biggest park in the city. Admission is free.
Fotos: Colaboração de Antonio Marino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário