Todas as fotos com excessão as das reportagens de terceiros, são de minha autoria. Ao colocar essas imagens aqui, quero reverenciar essa beleza indescritível da Natureza, sejam plantas, rios, montanhas, vales, animais. Só uma força superior é que poderia criar tanta beleza. Só esse Deus, poderia fazer as flores exalarem seus perfumes, as aves conhecerem o caminho no grande espaço. A Ele toda minha reverência. J.lópez
"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." (Mahatma Gandhi)
"A natureza dá a cada época e estação algumas belezas peculiares; e da manhã até a noite, como do berço ao túmulo, nada mais é que um sucessão de mudanças tão gentis e suaves que quase não conseguimos perceber os seus progressos." (Charles Dickens)
"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem." (Monteiro Lobato)
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” (Guimarães Rosa)
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
BURITI - ALIMENTO PARA O SERTANEJO
Barreirinhas-MA - A população da zona rural vive e se alimenta do buriti. Esta palmeira é abundante em toda aquela região. Esta foto eu tirei às margens do Rio Preguiças.
O buriti (Mauritia flexuosa) é uma das mais singulares palmeiras do Brasil. O buriti é uma espécie abundante no Cerrado e um indicativo infalível da existência de água na região. Como o Cerrado é rico em água, lá estão os buritis, emoldurando as veredas, riachos e cachoeiras, inseridos nos brejos e nascentes. A relação com a água não é à toa.
Ao caírem nos riachos, os frutos de seus generosos cachos são transportados pela água, ajudando a dispersar a espécie em toda a região. Os frutos também servem de alimento para cutias, capivaras, antas e araras, que colaboram para disseminar as sementes. Na natureza, tudo funciona na base da cooperação mútua.
Para o homem, o buriti também é muito generoso. Seu fruto é uma fonte de alimento privilegiada. Rico em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em doces, sucos, licores e sobremesas de paladar peculiares
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário